politica

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cunha lista Temer e Lula como testemunhas de defesa em processo da Lava Jato, diz mídia


O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) incluiu o presidente Michel Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma lista de testemunhas de defesa no processo que responde no âmbito da operação Lava Jato, segundo reportagens desta quarta-feira.
Preso no mês passado pela Polícia Federal, Cunha é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas em fatos relacionados à aquisição de um campo exploratório de petróleo em Benin, na África, pela Petrobras, no ano de 2011. A propina paga ao ex-deputado teria sido depositada em uma conta secreta de Cunha na Suíça.
A convocação das testemunhas faz parte da defesa prévia de Cunha protocolada no sistema da Justiça Federal do Paraná, em que os advogados rejeitam as acusações e pedem a rejeição da denúncia, segundo reportagens. Além de Temer e Lula também foram citados diversos outros políticos, como o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e o ex-senador Delcídio do Amaral.
FONTE : flipboard 

Após comer o queijo, Cunha distribui os buracos

Portador de segredos insondáveis da República, Eduardo Cunha relacionou 22 testemunhas de defesa no processo em que é acusado de receber propina de US$ 1,5 milhão para azeitar negócios num campo de óleo da Petrobras no Benin, na África. Hospedado no PF’s Inn de Curitiba há duas semanas, Cunha olhou para o alto ao elaborar sua lista. Incluiu nela os nomes de Lula e Michel Temer, dois personagens que conhecem por dentro a usina de fisiologismo que descambou para a corrupção.
No momento, Cunha identifica-se com a fauna do universo das conspirações. Ora considera-se um bode expiatório ora se vê como um boi de piranha —aquele bicho que é jogado no rio para ser comido, enquanto o resto da manada escapa. A escolha de testemunhas como Lula e Temer não é aleatória. Cunha espera que ambos ajudem seus advogados a protegê-lo, convertendo-o aos olhos do juiz Sérgio Moro numa espécie de bode exultório.
Cunha é um potencial delator. Se for socorrido pelas testemunhas, retribuirá com o silêncio. Do contrário, pode endurecer o dedo. É um comportamento típico de outro ser dos porões do poder. Depois de comer o queijo, Cunha avisa aos que usufruíram de sua companhia no verão passado que está pronto para distribuir os buracos.
FONTE : UOL NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário